Movimento de moradia ocupa quarto prédio em Porto

Na madrugada deste domingo (16), o Movimento de Lutas, nos bairros, vilas e favelas (MLB) ocupou o antigo prédio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler, no centro histórico de Porto Alegre (RS). Essa é a quarta ocupação de imóveis na capital gaúcha, desde as enchentes que tomaram conta do estado, em 4 de maio deste ano.

Segundo o movimento, a ocupação foi feita por cerca de 100 famílias que estão desabrigadas por conta dos alagamentos. Ainda de acordo com o MLB, o prédio estaria desocupado há 10 anos.

Nas redes sociais, o movimento publicou fotos e vídeo mostrando as condições precárias do prédio, que está sem energia. Nas imagens, é possível ver móveis abandonados, lixo por toda parte e muita lama.


O MLB deu à ocupação o nome de Sarah Domingues, estudante de Arquitetura e Urbanismo, que foi coordenadora do Movimento Correnteza, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS, do Diretório Acadêmico da Arquitetura e militante da União da Juventude Rebelião. Ela foi assassinada em janeiro deste ano quando fazia seu trabalho de conclusão de curso sobre as enchentes na Ilha das Flores.

Em nota, o movimento disse que “só a luta muda a vida, só com o povo organizado vamos conseguir garantir moradia e uma vida digna para as pessoas atingidas pela enchente! Enquanto morar dignamente for um privilégio, ocupar é um direito.”

Edição: Douglas Matos

fonte link

Você pode gostar

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply