Fenômeno atingiu Santiago de Cuba sem relatos de danos; região já enfrenta recuperação de furacão
Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atingiu o leste de Cuba, próximo a província de Granma, neste domingo (10.nov.2024). O sismo provocou tremores em Santiago de Cuba, 2ª maior cidade da ilha, e em áreas rurais próximas.
De acordo o USGS (United States Geological Survey), o terremoto ocorreu em uma profundidade de 14 km. Até o momento, não houve registro de vítimas, feridos ou grandes danos.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, pediu para que os moradores de Santiago de Cuba e Granma evacuem as áreas. Disse que o governo já começou a avaliar os danos causados pelo terremoto.
Apesar da intensidade do tremor, o U.S. National Tsunami Warning Center indicou que não há expectativa de ameaça de tsunami. Cerca de uma hora antes, um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado na mesma região.
A região de Santiago de Cuba é conhecida por sua atividade sísmica, já que fica localizada próxima a uma falha geológica. A formação marca o limite entre as placas tectônicas norte-americana e do Caribe.
Os terremotos ocorrem em um contexto delicado para Cuba, que ainda se recupera dos impactos do furacão Rafael, que atingiu a ilha na última 4ª feira (6.nov.2024).
O fenômeno afetou a praia Majana, na província de Artemisa. Passou por cerca de 2h e meia sobre o território cubano e causou cortes de luz generalizados e danos nas vilas. Dias após sua passagem, muitas áreas ainda enfrentam dificuldades sem energia elétrica.
+ There are no comments
Add yours