Líderes da América Latina e Caribe cumprimentam

Presidentes e líderes políticos da América Latina saudaram a vitória de Claudia Sheinbaum, candidata à presidência do México pela aliança governista Sigamos haciendo historia (Sigamos fazendo história), nas eleições de domingo.

Com quase 70% das urnas apuradas às 7h (horário de Brasília) desta segunda-feira (3), a candidata governista aparece 30 pontos à frente de sua adversária, Xóchitl Gálvez, senadora e empresária de centro-direita e de raízes indígenas.

A presidenta de Honduras, Xiomara Castro, se comunicou com Sheinbaum por telefone após a divulgação dos resultados para manifestar seu desejo em “trabalhar juntas pela unidade da América Latina e do Caribe”.

“Como a primeira mulher presidente de Honduras, estendo minhas sinceras felicitações à primeira mulher presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, por ter alcançado uma vitória eleitoral retumbante, de mãos dadas com o povo do México e nosso amigo (presidente Andrés Manuel) López Obrador”, disse Castro em seu perfil na rede social X

“Da Argentina, nosso país, saudamos o povo mexicano pelo histórico dia democrático que protagonizou”, disse a ex-presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner”. “Parabenizamos o Movimento de Regeneração Nacional (Morena) pela vitória nas urnas e sua candidata, agora a primeira presidenta do México, Dra. Claudia Sheinbaum”, disse ela.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por sua vez, classificou a eleição mexicana como “uma extraordinária demonstração de civismo e democracia”, com “uma grande participação nas eleições presidenciais”. “Parabenizo este nobre povo, sua presidente eleita Claudia Sheinbaum, o Partido Morena, o PT e os movimentos sociais”, postou Maduro.

O governo venezuelano emitiu uma declaração, divulgada pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, na rede social X, na qual parabenizou “a grande vitória do povo mexicano e da presidente eleita Claudia Sheinbaum, que obtiveram uma vitória contundente, de mãos dadas com as forças da esquerda e do progressismo, sobre a direita retrógrada desse país irmão, garantindo que as transformações necessárias continuem avançando com a força necessária para o bem-estar de todo o México”.

O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, juntou-se às mensagens de felicitações à Sheibaun reiterou “a vontade de Cuba de continuar promovendo as relações econômico-comerciais de cooperação, solidariedade e amizade que nos unem”.

O governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou uma mensagem à nova presidente na qual disse que “em nome de nosso povo e governo e, é claro, em nome das heroicas mulheres nicaraguenses, nós a parabenizamos por sua histórica vitória de hoje, 2 de junho, que a torna a primeira mulher presidente de seu país”.

“Temos certeza de que sua seriedade, firmeza e amor demonstrado pelo México e suas famílias serão fatores decisivos para seus sucessos, ou seja, para os novos triunfos do povo mexicano”, destacou o texto oficial.

A presidência da Costa Rica, por sua vez, destacou a irmandade que existe entre as duas nações.

“Parabéns Claudia Sheinbaum por ter conquistado a presidência democraticamente e por ser a primeira mulher a ser presidente desse país. Meus melhores votos para ela e para o México”, acrescentou a mensagem publicada na rede social X.

As autoridades russas também parabenizaram a candidata vencedora nas eleições mexicanas.

“Parabenizamos a Sra. Sheinbaum por esse sucesso impressionante”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, acrescentando que “temos tido um diálogo político e uma cooperação muito frutífera com o México há muito tempo”.

Os ex-presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Argentina, Alberto Fernández, que estavam no México como observadores eleitorais para as eleições, compartilharam nas mídias sociais que tiveram uma reunião com Sheinbaum.

“Tive o privilégio de poder abraçar a nova presidente deste amado país (…). Tive a honra de estar com ela e sua equipe para receber os primeiros resultados. Uma mulher progressista continuará no México a enorme tarefa que meu querido López Obrador iniciou”, mencionou o ex-governante argentino.

Evo Morales, por sua parte, enfatizou que “Claudia é a América Latina. Obrigado ao irmão López Obrador por ser a reserva moral da humanidade”.

*Com Telesur

Edição: Leandro Melito

fonte link

Você pode gostar

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply