Partido Democrata avalia antecipar nomeação de Biden


Integrantes querem oficializar a candidatura antes da Convenção Nacional, em 19 de agosto; buscam assegurar a indicação

Líderes do Partido Democrata discutem alterar a data de anúncio da candidatura de Joe Biden para a Presidência dos Estados Unidos.

Inicialmente marcada para 19 de agosto, 1º dia da Convenção Nacional Democrata, os integrantes avaliam antecipar a oficialização para o final de julho ou começo de agosto.

Segundo informações do New York Times, publicadas na 3ª feira (16.jul.2024), o partido planeja desde maio fazer uma votação virtual para nomear Biden antes da convenção como uma forma de assegurar sua candidatura.

O objetivo seria cessar os debates sobre a possibilidade do líder norte-americano ser ou não indicado do partido.

Desde o debate contra Donald Trump, em 27 de junho, a capacidade mental e física de Biden para concorrer e possivelmente assumir um 2º mandato à frente da Casa Branca é questionada.

Durante o embate, o presidente, de 81 anos, teve dificuldades para completar raciocínios, gaguejou e pareceu se perder em diversos momentos.

Além de críticas vindas de opositores, colegas de partido de Biden também pediram que ele deixe a disputa eleitoral.

Até a noite de 4ª feira (17.jul), 20 deputados, 1 senador e 1 vice-governador haviam pedido publicamente pela sua desistência. O mais recente foi Adam Schiff, influente deputado pela Califórnia.

De acordo com o NYT, o processo começará efetivamente quando o comitê de regras da Convenção Nacional Democrata se reunir em uma videochamada na 6ª feira (19.jul), seguido por outro grupo partidário no domingo (21.jul).

É esperado que os mais de 4.000 delegados comecem a votar na 2ª feira (22.jul), um processo que deve levar cerca de uma semana.

Depois disso, o comitê deve fazer a chamada nominal, uma tradição que normalmente é realizada no plenário da convenção, mas será feita virtualmente este ano.

Segundo regras do Partido Democrata, Biden só pode ser substituído como indicado se concordar em desistir de sua candidatura e liberar seus delegados para votarem em outro nome.

O presidente conquistou 3.861 dos 1.968 delegados necessários para assegurar sua nomeação durante as eleições primárias.

O presidente está relutante em ceder à pressão e desistir. Na 4ª feira (17.jul), ele rebateu críticas sobre sua idade durante uma entrevista ao canal BET News. “Acho que a única coisa que a idade traz é um pouco de sabedoria”, disse.

Biden também afirmou que reconsideraria sua candidatura à reeleição caso seus médicos identificassem alguma “condição médica” que o impedisse de cumprir um novo mandato presidencial.

No mesmo dia (17.jul), a Casa Branca informou que o mandatário foi diagnosticado com covid e ficará isolado em Delaware, seu Estado natal.

O deputado da Califórnia Jared Huffman redigiu e começou a circular uma carta entre os democratas da Câmara pedindo ao partido que adiasse a nomeação de Biden até que os delegados se reunissem pessoalmente na convenção.

A carta de Huffman, a qual o New York Times teve acesso, diz que seus signatários “compartilham sérias preocupações sobre os planos de realizar uma chamada virtual já em 21 de julho”. 





Source link

Você pode gostar

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply