Prévia da inflação desacelera para 0,13% em setembro


Mercado esperava IPCA-15 em torno de 0,28%; índice acumulado em 12 meses fica em 4,12%

A prévia da inflação desacelerou para 0,13% em setembro ante agosto, quando o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) havia sido de 0,19%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 4ª feira (25.set.2024).

O resultado veio abaixo das expectativas do mercado. A mediana dos agentes consultados pelo Poder360 sinalizava uma alta de 0,28% no mês.

O acumulado de 12 meses da prévia foi de 4,12%. Assim, se afasta do teto da meta de inflação (4,5%).

Os dados divulgados nesta 4ª feira são importantes porque estão na mira do Banco Central. A autoridade monetária já se comprometeu com um novo ciclo de alta nos juros para conter o aumento dos preços. O IPCA-15 pode servir como referência de qual será o patamar dos aumentos.

A Selic (taxa básica de juros) está em 10,75% ao ano, um patamar relativamente alto. O objetivo dessa manutenção é controlar o crescimento da inflação. O crédito mais caro desacelera o consumo e a produção. Como consequência, os preços tendem a não aumentar de forma tão rápida.

O QUE É INFLAÇÃO

Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços. Ou seja, quanto vale o dinheiro de forma real. O Poder360 tem uma reportagem que explica em detalhes o que é o indicador. Leia aqui.

Assista (5min11s):





Source link

Você pode gostar

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply