Vitória da esquerda na França é exemplo para o Brasil, diz Janja


Primeira-dama afirma que o resultado representa “mais uma democracia que resiste com a união do povo” e se afasta de “ideias fascistas”

A primeira-dama Janja Lula da Silva comemorou o resultado das eleições legislativas da França neste domingo (7.jul.2024). Ao contrário do esperado, a direita saiu derrotada do pleito, em 3º lugar, atrás da esquerda e da coalizão centrista do presidente francês Emmanuel Macron.

Em publicação nas redes sociais, Janja disse que a vitória dos franceses contra a “extrema-direita” do RN (Reagrupamento Nacional), sigla de Marine Le Pen, e seus aliados, representa a resistência de uma democracia “com a união do povo”.

“A busca por liberdade, igualdade e fraternidade está no DNA dos franceses, e espero que essa mobilização sirva de exemplo para diversos outros países, como o nosso, que lutam diariamente contra a extrema-direita e suas ideias fascistas, trabalhando por justiça social e dignidade para toda a população”, escreveu a primeira-dama.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também usou as redes sociais para comemorar a vitória da esquerda na França. Chamou de “demonstração de grandeza e maturidade” a decisão de formar uma coalização de centro-esquerda contra o que chamou de “extremismo” RN.

Lula também citou a vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido na última semana, que voltou ao poder depois de 14 anos, e indicou como primeiro-ministro seu líder, Keir Starmer. Para o presidente brasileiro, os 2 resultados na Europa devem ser uma inspiração.

Vitória da esquerda

A esquerda francesa surpreendeu e saiu vitoriosa no 2º turno das eleições para a Assembleia Nacional neste domingo (7.jul). A NFP (Nova Frente Popular), coalizão formada às pressas para derrotar o RN (Reagrupamento Nacional), de direita, assegurou 182 cadeiras na Câmara Baixa do Parlamento.

Com 100% da apuração concluída, a coalizão Juntos, do presidente Emmanuel Macron, conquistou 168 cadeiras na Assembleia Nacional. O partido liderado por Marine Le Pen teve um resultado muito abaixo das expectativas, assegurando só 143 assentos. As urnas fecharam às 20h (15h no horário de Brasília).





Source link

Você pode gostar

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply