O ciclo de Gareca deixou uma boa lembrança no Peru, país que ele levou de volta à Copa do Mundo após 36 anos de ausência, na Rússia.
Hoje, o argentino tem a missão de reconstruir a seleção chilena, que teve um início decepcionante nas atuais Eliminatórias para a Copa do Mundo sob o comando de seu compatriota Eduardo Berizzo. O Peru também vive uma nova etapa, com o uruguaio Jorge Fossati como treinador.
A partida do Grupo A, protagonizado pela campeã mundial Argentina, começa às 21 horas (de Brasília), na casa do Dallas Cowboys na NFL: o AT&T Stadium.
“Mais certezas do que dúvidas”
O Chile de Gareca fez amistosos promissores rumo à Copa América e o último deles terminou com uma sólida vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai, com gols de Víctor Dávila (2) e Eduardo Vargas.
Os chilenos também haviam vencido a Albânia pelo mesmo placar e perderam para a poderosa França, embora com um placar apertado de 3 a 2.
“Temos um bom número de jogadores importantes, que jogam em ligas relevantes e que nos responderam como pessoas e atletas. Hoje, tenho mais certezas do que dúvidas”, comemorou Gareca, de 66 anos, em entrevista coletiva.
Embora ele tenha dispensado velhos ícones, incluindo Arturo Vidal, Charles Aránguiz e Gary Medel, a equipe mantém peças como Alexis Sánchez e o goleiro Claudio Bravo como remanescentes da geração que conquistou a Copa América em 2015 e 2016.
👀♟️ 𝐒𝐮 𝐣𝐮𝐞𝐠𝐨.#SomosLaRoja pic.twitter.com/QgCv8TIC7m
— Selección Chilena (@LaRoja) June 18, 2024
“Pedestal”
Jorge Fossati, de 71 anos, também obteve bons resultados na preparação do Peru, com três vitórias e um empate.
“É lógico que o que o Ricardo (Gareca) fez na seleção peruana seja lembrado com respeito e carinho, é lógico que o valorizem muito, o coloquem num pedestal”, declarou o uruguaio em entrevista a uma rádio.
Fossati assumiu o lugar de Juan Reynoso no final de 2023.
Símbolo da velha guarda, Paolo Guerrero está em sua lista de convocados. Será a sexta Copa América do artilheiro. O centroavante de 40 anos lidera o ranking dos maiores artilheiros da Copa América ao lado do chileno Vargas, ambos com 14 gols. Os dois vão se encontrar na sexta-feira no AT&T Stadium, em Arlington.
Marco na arbitragem
O brasileiro Wilton Sampaio será o árbitro principal da partida, mas os olhares estarão voltados para as compatriotas Edina Alves, quarta árbitra, e Neuza Back, quinta.
As duas serão as primeiras mulheres a compor um órgão de arbitragem na história do torneio de seleções mais antigo do mundo.
+ There are no comments
Add yours