Presidente comemorou resultado positivo anunciado na 3ª feira e disse que editores de 1ª página e de opinião de jornais erraram em suas previsões
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta 4ª feira (5.jun.2024) o crescimento de 0,8% do PIB (Produto Interno Bruto) no 1º trimestre de 2024. Disse que os jornais erraram em suas previsões porque o resultado foi maior do que o que “negacionistas divulgaram pela imprensa”.
“Quem faz a 1ª página dos jornais, quem faz as capas, quem faz editorial errou mais uma vez, alguns comentaristas erraram também. Porque, surpreendentemente, o PIB cresceu mais do que os negacionistas divulgaram”, disse.
Assista:
O presidente deu a declaração durante a cerimônia pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no Palácio do Planalto. Antes de fazer o comentário, Lula disse que não falaria sobre outros assuntos para não tirar o foco da pauta ambiental.
O resultado do PIB significou uma aceleração em relação ao 4º trimestre do ano passado, quando caiu 0,1%. Em valores nominais, a economia brasileira movimentou R$ 2,7 trilhões de janeiro a março. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 3ª feira (4.jun.2024). Eis a íntegra do relatório (PDF – 1 MB).
O resultado ficou levemente acima do esperado pelos analistas do mercado financeiro. A mediana das projeções indicava uma expansão de 0,7% no 1º trimestre. No 4º trimestre de 2023, o Brasil teve queda de 0,1% em comparação ao trimestre anterior.
+ There are no comments
Add yours